Mudanças entre as edições de "Mapa de Aprendizagem IntroOCNC"
De Chico Simões
Linha 4: | Linha 4: | ||
*:; Apresentação dos participantes | *:; Apresentação dos participantes | ||
: De forma sucinta cada um vai apresentar como veio parar aqui, oque faz ou quer fazer e o que já conhece e quer conhecer. | : De forma sucinta cada um vai apresentar como veio parar aqui, oque faz ou quer fazer e o que já conhece e quer conhecer. | ||
+ | |||
*:;Apresentação dos objetivos e escopo do curso | *:;Apresentação dos objetivos e escopo do curso | ||
:Vou descrever cada dia do curso. | :Vou descrever cada dia do curso. | ||
Linha 32: | Linha 33: | ||
*:;Profile: Abordaremos a estratégia Profile (cortar) do BlenderCAM | *:;Profile: Abordaremos a estratégia Profile (cortar) do BlenderCAM | ||
+ | |||
*:; Drill: Como fazer furos | *:; Drill: Como fazer furos | ||
;Dia 6: Cavar e desbastar | ;Dia 6: Cavar e desbastar | ||
*:; Pocket: A estratégia para abrir cavidades | *:; Pocket: A estratégia para abrir cavidades | ||
+ | |||
*:; Estratégias de desbaste 3D: paralelo, circular, espiral e cruzado | *:; Estratégias de desbaste 3D: paralelo, circular, espiral e cruzado | ||
;Dia 7: Acabamentos e Otimização | ;Dia 7: Acabamentos e Otimização | ||
*:;Estratégia outlineFill:Se guiar pelas margens do objeto | *:;Estratégia outlineFill:Se guiar pelas margens do objeto | ||
+ | |||
*:;Chains:como juntar processos criando correntes | *:;Chains:como juntar processos criando correntes | ||
;Dia 8: Trocação | ;Dia 8: Trocação | ||
*;:Compartilhando o processo: Momento para compartilhamento dos trabalhos e aprofundamento em algum assunto de maior interesse da turma. | *;:Compartilhando o processo: Momento para compartilhamento dos trabalhos e aprofundamento em algum assunto de maior interesse da turma. | ||
+ | |||
*;:E agora?: Apresentaremos alguns locais que podem executar os trabalhos desenvolvidos durante o curso. | *;:E agora?: Apresentaremos alguns locais que podem executar os trabalhos desenvolvidos durante o curso. |
Edição das 11h26min de 18 de março de 2022
- Dia 1 CHEGANÇA
- Apresentação dos participantes
- De forma sucinta cada um vai apresentar como veio parar aqui, oque faz ou quer fazer e o que já conhece e quer conhecer.
- Apresentação dos objetivos e escopo do curso
- Vou descrever cada dia do curso.
- Instalação do Blender
- O Blender será o software usado para gerar as trajetórias que as máquinas executarão, mas para isso precisamos customizá-lo.
- Dia 2 Tatiando o Blender Links_Blender
- Navegando e editando o Blender
- Nesta etapa iremos conhecer a interface e os comandos básicos de navegação e visualização de objetos no Blender
- BlenderCAM
- Vamos instalar os módulos python e o Add-On BlenderCAM
- Dia 3 - Criando no Blender
- Neste encontro iremos abordar como se cria ou importa um objeto no blender, e como podemos realizar transformações neste objetos
- Criando primitivos, curvas e outros
- praticaremos a criação, movimentação, rotação e deformação de itens na viewport, origens e dicas de uso do 3D cursor
- Importando e modificando
- Dia 4 - BlenderCAM
- Configuração
- Abordaremos o BlenderCAM e suas abas de configuração explicando para que servem. Configuraremos as máquinas (reais ou hipotéticas) em cada computador
- Modelos
- Escolha e posicionamento dos modelos que irão ser trabalhados durante o curso
- Dia 5
- ferramentas e estratégias
- BlenderCAM Tools
- praticaremos as ferramentas de extração e manipulação de curvas do BlenderCAM
- Profile
- Abordaremos a estratégia Profile (cortar) do BlenderCAM
- Drill
- Como fazer furos
- Dia 6
- Cavar e desbastar
- A estratégia para abrir cavidades
- Estratégias de desbaste 3D
- paralelo, circular, espiral e cruzado
- Dia 7
- Acabamentos e Otimização
- Estratégia outlineFill
- Se guiar pelas margens do objeto
- Chains
- como juntar processos criando correntes
- Dia 8
- Trocação
- Compartilhando o processo
- Momento para compartilhamento dos trabalhos e aprofundamento em algum assunto de maior interesse da turma.
- E agora?
- Apresentaremos alguns locais que podem executar os trabalhos desenvolvidos durante o curso.