Mudanças entre as edições de "Mapa de Aprendizagem IntroOCNC"

De Chico Simões
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 4: Linha 4:
 
*:; Apresentação dos participantes  
 
*:; Apresentação dos participantes  
 
: De forma sucinta cada um vai apresentar como veio parar aqui, oque faz ou quer fazer e o que já conhece e quer conhecer.
 
: De forma sucinta cada um vai apresentar como veio parar aqui, oque faz ou quer fazer e o que já conhece e quer conhecer.
 +
 
*:;Apresentação dos objetivos e escopo do curso
 
*:;Apresentação dos objetivos e escopo do curso
 
:Vou descrever cada dia do curso.
 
:Vou descrever cada dia do curso.
Linha 32: Linha 33:
  
 
*:;Profile: Abordaremos a estratégia Profile (cortar) do BlenderCAM
 
*:;Profile: Abordaremos a estratégia Profile (cortar) do BlenderCAM
 +
 
*:; Drill: Como fazer furos
 
*:; Drill: Como fazer furos
  
 
;Dia 6: Cavar e desbastar
 
;Dia 6: Cavar e desbastar
 
*:; Pocket: A estratégia para abrir cavidades
 
*:; Pocket: A estratégia para abrir cavidades
 +
 
*:; Estratégias de desbaste 3D: paralelo, circular, espiral e cruzado
 
*:; Estratégias de desbaste 3D: paralelo, circular, espiral e cruzado
  
 
;Dia 7: Acabamentos e Otimização
 
;Dia 7: Acabamentos e Otimização
 
*:;Estratégia outlineFill:Se guiar pelas margens do objeto
 
*:;Estratégia outlineFill:Se guiar pelas margens do objeto
 +
 
*:;Chains:como juntar processos criando correntes
 
*:;Chains:como juntar processos criando correntes
  
 
;Dia 8: Trocação
 
;Dia 8: Trocação
 
*;:Compartilhando o processo: Momento para compartilhamento dos trabalhos e aprofundamento em algum assunto de maior interesse da turma.
 
*;:Compartilhando o processo: Momento para compartilhamento dos trabalhos e aprofundamento em algum assunto de maior interesse da turma.
 +
 
*;:E agora?: Apresentaremos alguns locais que podem executar os trabalhos desenvolvidos durante o curso.
 
*;:E agora?: Apresentaremos alguns locais que podem executar os trabalhos desenvolvidos durante o curso.

Edição das 11h26min de 18 de março de 2022

Dia 1 CHEGANÇA
  • Apresentação dos participantes
De forma sucinta cada um vai apresentar como veio parar aqui, oque faz ou quer fazer e o que já conhece e quer conhecer.
  • Apresentação dos objetivos e escopo do curso
Vou descrever cada dia do curso.
  • Instalação do Blender
O Blender será o software usado para gerar as trajetórias que as máquinas executarão, mas para isso precisamos customizá-lo.


Dia 2 Tatiando o Blender Links_Blender
  • Navegando e editando o Blender 
    Nesta etapa iremos conhecer a interface e os comandos básicos de navegação e visualização de objetos no Blender
  • BlenderCAM 
    Vamos instalar os módulos python e o Add-On BlenderCAM
Dia 3 - Criando no Blender 
Neste encontro iremos abordar como se cria ou importa um objeto no blender, e como podemos realizar transformações neste objetos
  • Criando primitivos, curvas e outros
    praticaremos a criação, movimentação, rotação e deformação de itens na viewport, origens e dicas de uso do 3D cursor
  • Importando e modificando
Dia 4 - BlenderCAM
  • Configuração
    Abordaremos o BlenderCAM e suas abas de configuração explicando para que servem. Configuraremos as máquinas (reais ou hipotéticas) em cada computador
  • Modelos
    Escolha e posicionamento dos modelos que irão ser trabalhados durante o curso
Dia 5
ferramentas e estratégias
  • BlenderCAM Tools
    praticaremos as ferramentas de extração e manipulação de curvas do BlenderCAM
  • Profile
    Abordaremos a estratégia Profile (cortar) do BlenderCAM
  • Drill
    Como fazer furos
Dia 6
Cavar e desbastar
  • Pocket
    A estratégia para abrir cavidades
  • Estratégias de desbaste 3D
    paralelo, circular, espiral e cruzado
Dia 7
Acabamentos e Otimização
  • Estratégia outlineFill
    Se guiar pelas margens do objeto
  • Chains
    como juntar processos criando correntes
Dia 8
Trocação
  • Compartilhando o processo
    Momento para compartilhamento dos trabalhos e aprofundamento em algum assunto de maior interesse da turma.
  • E agora?
    Apresentaremos alguns locais que podem executar os trabalhos desenvolvidos durante o curso.